Historia do Morganti Ju-Jitsu

Shidoshi Ricardo Morganti
O Ju–Jitsu ou Ju–Jutsu significa “Arte Suave ou Técnica Suave” era a técnica usada pelos samurais no combate corpo a corpo, onde eram aplicados socos, chutes, defesas, desequilibrantes e luta de solo. Com o fim da era dos samurais (séc. VIII á séc. XIX) o Ju-Jitsu virou esporte de recreação onde algumas regiões usavam suas técnicas para manter a boa forma física.

Em 1882 quando JIGORO KANO, usando uma parte das técnicas do Ju-Jitsu criou o Judô (Caminho Suave), deixando o Ju-Jitsu como era conhecido sendo praticado por poucos.

Hoje o Ju-Jitsu é praticado pelo o mundo todo principalmente na Europa na forma de SPORT JU-JITSU ou em uma forma mais agressiva conhecida como FULL CONTACT.

O MORGANTI JU-JITSU foi idealizado pelo SHIDOSHI RICARDO MORGANTI (Faixa Preta 3º DAN de Karatê tradicional e de contato e Faixa Preta de Judô), que ao treinar com seu pai PAULO MORGANTI (ex-aluno dos famosos IRMÃOS ONO, responsáveis por trazer o Judô e o Ju-Jitsu para o Brasil), tentava aplicar qualquer técnica que efetivamente funcionasse sem regras impostas. Porém, percebeu que nem todos os golpes possuem a mesma eficácia para todas as pessoas.


O estilo nasceu nos meados dos anos 90 com o nome “Método Morganti de Artes Marciais: Uma Proposta Curricular para Crianças de 1º a 4ª Série de Ensino Fundamental” que tinha por objetivo oferecer maior contato da criança com o meio marcial. Este método existe até hoje.

Ao ser apresentado a mestres de artes marciais, todos foram unânimes quanto à eficiência do método e observaram que este poderia não só abranger a área escolar, mas também o público em geral. Novas pesquisas tinham de ser feitas, afinal o método tomaria outro rumo. Foi então que através da monografia de final de curso de Educação Física da faculdade UNIFMU, com o tema “Morganti Ju-Jitsu: Uma proposta interdisciplinar” se comprovou que através da interdisciplinaridade (relação entre as matérias) nas artes marciais é possível dinamizar e aperfeiçoar o aprendizado.

Em 1996 o estilo foi apresentado ao mestre WALLY JAY, fundador da ISJA (International Sport Ju-Jitsu Association), onde então passou a reconhecer o MJJ (MORGANTI JU-JITSU) como membro da entidade e o reconhecimento deste como ESTILO. A partir de 2000, devido a enorme quantidade de medalhas, incluindo 4 títulos mundiais, sendo 3 consecutivos a frente da Seleção Brasileira e pelo trabalho realizado pelo Shidoshi Ricardo Morganti, ele passa então a presidir a ISJA até 2006, deixando um legado dentro da entidade em que até hoje permanece como diretor no Brasil.

Hoje a Organização Morganti Ju-Jitsu conta com vários núcleos, todos sob a supervisão do Shidoshi Ricardo Morganti, e oferece também cursos para formação e especialização de professores e juízes a fim de elevar o nível das artes marciais.

Com a disseminação do MJJ por todo o Brasil, muitos Faixas Pretas começaram a desenvolver o MJJ pelo mundo, divulgando a arte para outros países, cujos objetivos são:

- Manter e preservar o Morganti Ju-Jitsu centralizados em uma única federação;
- Preservar, divulgar e formar os Faixas Pretas através de pesquisas bibliográficas e da formação dos seus conhecimentos intelectuais, e ainda preservar a sua propriedade intelectual;
- Promover competições em nível regional, nacional e Mundiais;
- Assegurar que os seus membros recebam a formação em acordo com o currículo, bem como um sistema de avaliação;
- Capacitar os Faixas Pretas ao redor do mundo para arbitrar campeonatos de todos os níveis;
- Promover junto com a sociedade preceitos marciais da não violência, hierarquia e altruísmo.

Seguindo estes conceitos e com o enorme crescimento, nasce em 2008 a WMJJF (World Morganti Ju-Jitsu Federation), entidade que congrega todos os praticantes, academias e membros do MJJ pelo mundo.

SIGNIFICADO

Ju-Jitsu e Jiu-Jitsu possuem o mesmo significado, sendo que sua escrita em KANJI (tipo de letra japonesa) é idêntica em ambos os casos. Os “Kanji” a seguir significam JU: Suave, Flexível ou Livre e JITSU: Arte ou Técnica. Portanto Ju-Jitsu significa “Arte Suave”, ou “Técnica Flexível”.


PRINCIPIOS PSICOLOGICOS

O Morganti Ju-Jitsu é um caminho para se viver. Um método de luta e uma forma de atividade física que reúne mente – corpo – espírito. Propicia ao praticante uma forma intrínseca de conhecimento, otimizando a calma, paciência e equilíbrio e, através desta forma de aprendizado, propõe a não violência, pois o objetivo do Morganti Ju-Jitsu é mostrar ao praticante que é preciso seguir uma filosofia de crescimento interno, ou seja, o caminho do autoconhecimento.

LEALDADE DO ESTUDANTE

Todos os praticantes de Morganti Ju-Jitsu têm como objetivo seguir as leis de Deus e seus princípios primários, visando sempre à compaixão e à amizade entre os homens. Em qualquer situação deve-se manter os princípios, não importando a raça, o credo ou a situação financeira, provando lealdade, tanto do professor para com o aluno, quanto do aluno para com o professor.